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A condição de estrangeiro descrita por Simmel ajuda-nos a situar as ambivalências inscritas na categoria de laowai, que tornarei explícitas a partir desta reflexão.
Por um lado, a literatura etnográfica sobre a China é parca em reflexões sobre a interferência do estatuto de estrangeiro na investigação, e menos ainda sobre o que podemos aprender e resgatar como conhecimento etnográfico a partir do confronto com essa classificação. O que é que esta laowai está aqui a fazer?Durante o período semicolonial, do início das Guerras do Ópio ao fim da invasão japonesa (1839-1945 estrangeiros e chineses tinham direitos desiguais.5 Esta campanha é semelhante a outras lançadas pelo governo, destinadas a elevar a qualidade ( suzhi ) (.) 14Consciente do sentido racista historicamente envolvido nesta categoria de laowai e querendo intervir positivamente na imagem da China perante os plano de bunda gratuito e rápido estrangeiros, o governo chinês lançou.Permitir, partilhe esta página, registo de Utilizador, guarde os seus anúncios favoritos.Os waidiren são economicamente necessários, mas ao mesmo tempo são criminosos em potência.1 Parte da etnografia usada neste artigo foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ( (.) 1Há alguns meses, estava eu em Pequim (China) em trabalho de campo, quando encontrei casualmente, em casa de familiares seus, uma mulher chinesa que conheci.O mesmo sucedia com as residências de professores estrangeiros e professores chineses.Al parecer usted está utilizando un navegador desactualizado. .A vendedora recusou-se a negociar comigo porque a categoria de pessoas em que ela me classificou os estrangeiros é para muitos chineses correspondente a pessoas toldadas por uma perspetiva não chinesa e ocidental do mundo que implica, entre outros, uma incapacidade de compreensão do modo.Assim, ao adaptar a minha forma de estar no terreno à forma de estar na vida dos meus interlocutores, eu acabei por partilhar com eles o seu"diano, ter a oportunidade de fazer observação participante e, com o tempo, de conversar com eles também sobre.Durante o trabalho de campo, vários migrantes chineses me falaram sobre os seus sentimentos de solidão e de isolamento em Lisboa, mesmo em relação a outros chineses, confessando-me a sua dificuldade em fazerem amigos chineses (para não mencionar portugueses) em quem pudessem verdadeiramente confiar, como.6 Este forte sentido de diferença cultural / civilizacional dos agricultores han em relação aos criadores de gado das estepes permaneceu, mesmo com a entrada destes povos nos limites do império e a conquista do poder dinástico em importantes períodos históricos (Dinastia Yuan ou Mongol, e Dinastia.À tarde dirigimo-nos a uma das estações ferroviárias mais movimentadas da cidade para comprar o meu bilhete (ela já tinha o seu).43Numa fase inicial pensei ultrapassar as dificuldades mostrando, ingenuamente, que poderiam confiar em mim por ser uma investigadora séria e profissional.58Os sentidos implicados nesta categoria poderiam ser então e por último pensados a partir do que Simmel nos diz sobre a condição de estrangeiro em The stranger (1979 1908 nomeadamente da tensão existente nesta relação, que é simultaneamente de distância e proximidade.
Trata-se de uma expressão controversa porque, por um lado, o carácter lao pode ser interpretado positivamente, como uma forma de tratamento familiar, se pensarmos noutras expressões em que é utilizado, como em laopengyou velho amigo, ou laodifang o lugar onde nos costumamos encontrar.
Tal como os gregos, mencionados por Simmel (1979 1908 também os chineses consideravam bárbaros os povos que habitavam a periferia do Império na antiguidade (Gernet ; Fairbank 1992; Dikötter 1992; Fay 1997).




No passado foram as Guerras do Ópio, a invasão de Pequim e a imposição de uma situação semicolonial à China, mais recentemente apoiam causas como a soberania do Tibete, de Xinjiang procuro mulher sozinha em santiago ou de Taiwan e agitam a bandeira dos direitos humanos.26Quando eu queria que algum dos meus amigos chineses me fosse visitar ao dormitório, ele / ela tinha de se identificar na s hifu (a porteira).Foi então que ele me explicou que os waidiren de que falava não eram meramente pessoas de fora, estudantes como ele, mas gente empobrecida que tinha vindo das áreas rurais para a cidade trabalhar, mas também, segundo ele, para roubar e cometer outros crimes.Disse-lhe então que voltaria noutro dia e, desejando-lhe as melhoras, saí do restaurante.No interior da universidade, estudantes chineses e estudantes estrangeiros viviam em edifícios separados, situados em extremos opostos do campus, a uma distância que poderia ser de quase um quilómetro.Consulte a, política de Privacidade Cofina.9A minha ideia inicial para essa primeira investigação foi a de realizar um trabalho sobre migrantes chineses.Laowai significa literalmente velho ( lao ) de fora ( wai ) e é utilizado pelos chineses para se referirem aos ocidentais, caucasianos.Esta população flutuante ocupava as áreas mais degradadas da cidade, não tinha acesso a proteção social por terem um hukou (registo de residência) rural e residirem ilegalmente na cidade.Porém, no interior do museu, onde num acirrado tom nacionalista é narrada a história da destruição do palácio, fomos intimidadas pelos olhares de desprezo e indignação lançados por um grupo de chineses de meia-idade que, em surdina, comentava que deveríamos ser inglesas, o mesmo país.
Este ocidentalismo popularizado pela propaganda nacionalista do governo é dominante e continua a fazer parte de uma forma defensiva de estar da China.
Ao longo dos séculos, a Grande Muralha funcionou como barreira que estabelecia os limites culturais (e por vezes também políticos) entre a China interior ( nei a sul, e a China exterior ( wai a norte (Gentelle 1994).




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