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Encontro de jovens adultos


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Com a expulsão dos jesuítas, no Brasil, em 1759, houve um retrocesso no ensino destinado às elites, ocorrendo o desmantelamento da ainda incipiente educação popular existente na colônia, ao atingir as escolas de primeiras letras.
Em função da insatisfação de vários setores com as campanhas governistas, que imprimiam uma visão utilitarista e caritativa à EJA, diferentes iniciativas surgiram e se encontraram no II Congresso Nacional de EDA, em 1958, o qual refletiu as contradições, divergências e ambiguidades existentes entre.
A experiência do DF apontava para um trabalho de continuidade, através de cursos básicos, de informação e especializados e envolvia uma perspectiva de difusão cultural - atividades culturais como palestras, conferências, cinemas educativos, museus, bibliotecas, teatro e radiodifusão, amplamente aceita pelos adultos que dela participavam.Nesta perspectiva, Paulo Freire teceu críticas à educação tradicional que tinha o analfabeto como ignorante, uma gaveta vazia na qual o educador depositava conhecimentos.Se qualquer pessoa podia desempenhar essa função, não seria necessário formar e qualificar um profissional específico para tal.Os professores régios eram nomeados pelo Estado - que criara o cargo de Diretor Geral de Estudos, responsável pelos concursos para as diferentes cadeiras ou disciplinas e pela concessão de licenças para o magistério público ou privado, e os seus proventos, advinham da parca arrecadação.É nesse sentido que, por exemplo, em 1872, foram instaladas em Goiás as primeiras escolas noturnas, sem uma preocupação com a sua continuidade, com um ensino voltado aos adultos, sem um quadro de professores habilitados para tal e, tratando a EDA como uma dádiva,.A partir deste período, as fontes bibliográficas passaram a utilizar a terminologia Educação de Jovens e Adultos, para aqueles que estão fora do processo de escolarização com quinze anos ou mais.Tomando-se por base que em 90 a taxa de analfabetos acima de 15 anos era de 18, segundo o ibge/pnad, com um total.762.629 pessoas, sua pretensão seria de alfabetizar.433.840 pessoas.O tema Levantemo-nos e Edifiquemos terá como base os objectivos do Departamento da Juventude para este ano e pretende despertar cada jovem para um verdadeiro compromisso com Deus e com a Sua Igreja para que, em cooperação, possamos todos juntos trabalhar para edificação da Sua.(uso didático restrito maria, emilia de Castro Rodrigues 1 (.) se há história, se o homem é um ser histórico é porque (.) ele deve se apropriar da linguagem, e dizer.(.) Mas (.) por ser produzido na cultura e produtor de cultura, o homem.No projeto não havia como os educandos relacionarem-se coletivamente como um espaço socializador de trocas, de aprendizagens com outros homens, além do professor - e voltava-se apenas para aprendizagem de instruções programadas, com vistas a dar conta das provas, como forma de obter um certificado.O governo só retomou o tema de EJA em 1966, com a Cruzada ABC e o apoio financeiro e político da União e da Aliança para o Progresso, como meio político ideológico de sedimentação do poder político e suas estruturas.Paralelamente ao trabalho do mobral, grupos não governamentais, dedicados à educação popular, continuaram a desenvolver pequenas e isoladas experiências de alfabetização em uma linha mais progressista, a partir das propostas de Paulo Freire.Segundo Vanilda Paiva (1987 até 68, apareceram e se multiplicaram alguns pequenos movimentos de desenvolvimento comunitário e programas de extensão universitária (contando com a participação de estudantes voltando-se para a EJA.Na colônia as aulas régias constituíram-se numa solução paliativa encontrada diante das Reformas Pombalinas, e configuraram-se num relaxamento disciplinar, na desarticulação e diminuição do número de aulas antes existentes, bem como da queda de qualidade do ensino, ministrado por leigos, resultando na limitação drástica.
Em Goiás, até o início da década de 80, as avaliações eram elaboradas no Centro de Supletivo de Goiás e encaminhadas às escolas, que atuavam com salas do supletivo de 1 a 8 série do primeiro grau, para serem aplicadas.
A extinção paulatina da Campanha levou o Ministério da Educação a convocar, em 1958, o segundo Congresso Nacional de Educação de Adultos.




A compreensão do problema do direito dos trabalhadores à educação, em especial dos adolescentes, jovens e adultos, e dos conceitos aí envolvidos, depende da opção política dos que desenvolvem o processo educativo.Este movimento dos educadores goianos fazia parte de um movimento maior, o processo de reabertura política, vivido no Brasil no final dos anos 70 e início dos anos 80, quando, num momento de crise na hegemonia dos setores que compunham o poder, a sociedade civil.E, muitas vezes, a aprendizagem era tão precária que os alunos a ele retornava, por não saberem ler e escrever.Assim, formava-se um educando acrítico em relação às estruturas sociais, estimulando para conquistas individuais, gerando a apatia dos movimentos sociais, o que era reforçado pelas propagandas, a coersão e o controle inclusive nos locais de trabalho e órgãos de classe.O procuro casal que tenha hiv enfoque dos programas de EDA apenas na alfabetização em sentido restrito, sem uma preocupação em estabelecer uma política de EDA, tem refletido ao longo da história, uma perspectiva basicamente de natureza eleitoreira6 e/ou apenas de dar respostas às cobranças internacionais de extinção do índice.Uma nova geração de educadores-intelectuais se constituiu e estes pressionaram o governo federal (MEC) no sentido de receberem apoio oficial e estabelecer uma coordenação nacional às experiências de EJA.Os salários dos professores, portanto, eram muito baixos e irregulares, em conseqüência, os melhores professores não permaneciam no posto, configurando um quadro insuficiente em quantidade e qualidade.Estes cursos, destinados para maiores de 14 anos, funcionavam todos os dias à noite ao longo do ano letivo, sendo duas horas de aula durante o verão (outubro a março e três horas no inverno (abril a setembro).Tomando o aluno da EJA como um ignorante, um adulto- criança, caberia ao professor favorecer sua adaptação e re-integração à sociedade, pela via da educação escolar.Propôs, então, uma alfabetização de jovens e adultos em que homens e mulheres devessem ser considerados como possuidores e produtores ativos da cultura, numa proposta dialógica de educação, compreendendo a produção de conhecimentos como ato coletivo e processual, pautada em conteúdos vivos, dinâmicos, inseridos.(soares, 1996,.31) A delegação de Pernambuco, além das críticas, apontou a necessidade de maior diálogo entre o educador e o educando, bem como a necessidade de adequação dos conteúdos e métodos à realidade sociocultural dos alunos.

A quem coube normatizar e transferir recursos necessários para que Estados, Municípios e outras entidades públicas ou privadas, executassem programas de alfabetização e educação básica, mas cuja função ainda era erradicar a chaga do analfabetismo no Brasil.
A criação de tais escolas prendia-se a valorização da educação em si mesma, fruto de idéias humanitaristas, sem considerar o seu aspecto instrumental e as especificidades de ensino para a faixa etária a que se destinavam.
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